ESCOLA MUNICIPAL ANDRADE NEVES
BREVE HISTÓRICO E LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA:
A Escola Municipal Andrade Neves foi inaugurada em 14 de maio de 1962, completando no ano de 2012, 50 anos de existência. Tem como patrono o General de Cavalaria Andrade Neves.
Fica situada no Bairro Jardim América, ,RJ, na Rua Viana do Castelo, s/nº , cujo acesso se dá pela Avenida Brasil, Estrada Rio São Paulo ou pelo Bairro Vigário Geral.
O Bairro Jardim América possui várias fábricas, indústrias de médio e pequeno porte. Também existe comércio no bairro e a escola avizinha-se com a Escolinha de Futebol do Vasco da Gama, onde acontecem atividades esportivas e ginásticas para a terceira idade.
Projeto Político Pedagógico: “Aprendendo a ser, a conviver e a mudar”.
“É a utopia que desafia para o melhor. A utopia provoca um contínuo processo de planejar e replanejar a fim de aproximar a realidade existente do ideal definido. Isto requer uma opção clara de homem, de educação e de sociedade”.
“Não basta amar, tem que gostar de ensinar às crianças”!
Justificativa: Em função da grande necessidade que vem sendo observada ao longo do tempo, a respeito do domínio da leitura e escrita dos alunos atendidos em nossa U.E ., decidimos priorizar como tema central para o ano letivo de 2012 o resgate pelo interesse e gosto pela leitura de diferentes gêneros de textos, pois esta noção é indissociável do contexto da aprendizagem. Apesar da abordagem já ser feita ao longo de outros anos, determinamos que em 2012 busquemos resultados mais significativos em relação a essa prática.
Objetivos:
- Desenvolver o respeito pelas diferenças de raça, de credo, diferença física, diferença social, entre outras;
- Trabalhar a autoestima do educando, levando-o a respeitar a si próprio e ao próximo;
- Despertar o interesse e o prazer pela leitura;
- Melhorar a capacidade de concentração do educando;
- Ampliar e enriquecer o vocabulário dos alunos;
- Aprimorar a capacidade da construção textual de acordo com a sequência lógica dos fatos;
- Melhorar a expressão oral a partir do hábito de ouvir;
- Levar o aluno a ler com entonação respeitando ritmo e pontuação;
- Desenvolver o senso crítico, a criatividade e a imaginação;
- Estimular formalmente a escrita para os alunos se apropriarem dessa prática, dando a oportunidade à formação de escritores, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento da criança e provocando avanços progressivos para as etapas posteriores;
- Oferecer diferentes atividades de discussão dos temas transversais estimulando a postura reflexiva, o respeito às diferenças, a valorização da autoestima e a integração social do grupo.
Desenvolvimento:
- Roda de leitura diversificada no início de cada aula, informalmente:
lendas, parlendas, músicas, adivinhações, piadas, pensamentos, provérbios, contos, fábulas, receitas, bulas, hinos de futebol, horóscopo, artigos sobre programação de televisão, artigos de jornal, cartazes, propagandas, sinopses de filmes, cartas, encartes, gibis, história em quadrinhos entre outros portadores de texto.
- Revitalização da Rádio Jovem Andrade;
- Utilização de histórias, DVDs, músicas, painéis de figuras informais, registros de blocões de regras de convivência em grupo, jogos e brincadeiras visando a integração do grupo, preparando-o para lidar com as diversas situações da vida;
- Utilização de dinâmicas buscando a valorização do ser;
- Conversas informais sobre hábitos e atitudes a partir da experiência dos alunos em paralelo com leituras pertinentes para discutir sobre os valores transmitidos pela mídia;
- Reflexão sobre notícias de jornais e representações com situações do dia a dia;
- Produção de textos diversos, individuais e coletivos;
- Reflexão, debate e construção de paródias a partir de letras compartilhadas;
- Leitura e criação de poesias;
- Discussões a partir de contos de fadas, personagens folclóricos e contos clássicos que possibilitem a análise e o julgamento de condutas diversas;
- Utilização de parábolas em sala e através da Rádio.
Avaliação:
O tema abordado oferece chances de trabalharmos etnias, africanidade, educação sexual, meio ambiente, “bullyng”, entre tantos outros assuntos que se fazem urgentes no cotidiano escolar. Portanto, a observação constante, principalmente da prática do aluno mediante as atividades propostas, nortearão todo e qualquer conceito que venha a ser atribuído à parte qualitativa do processo de ensino-aprendizagem.
obrigado escola e. m. andrade naves
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